segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Túneis de Vento

Gustavo Soares Mendes; Shaymon Reis

Os túneis de vento tem por objetivo simular o efeito do movimento do ar sobre objetos, são muito utilizados em determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis e na construção civil. Túneis de vento foram criados por Gustave Eiffel com cerca de 70 anos para experimentos em Aerodinâmica, engenheiro francês que também projetou a torre Eiffel e a estrutura metálica da Estátua da Liberdade.
Já usados desde o começo do século 18, os primeiros túneis de vento eram apenas dutos com ventiladores em uma das extremidades. Esses túneis geravam uma corrente de ar irregular e eram caríssimos de se operar, já os túneis modernos produzem uma corrente de ar mais suave devido a um modelo de circuito fechado, que reutiliza o ar para economizar energia elétrica e obter um fluxo de ar mais estável e contínuo. Ao colocar uma folha de papel na frente de um ventilador podem ser observados movimentos em frequência, esse é o fluxo intermitente que os túneis de vento de circuito fechado evitam.
Os túneis de circuito fechado são baseados em cinco setores integrados: a câmara de estabilização, o cone de contração, a seção de testes, o difusor e o setor de geração.

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A turbina precisa ficar distante para receber e produzir uma corrente suave e não transmitir vibrações para a câmara de testes.
Antes de chegar à área de testes, o ar soprado passa pela câmara de estabilização. Isso acontece porque o fluxo é gerado com turbilhonamento, o que o torna instável e intermitente. Essa câmara faz exatamente o que seu nome sugere: o fluxo é estabilizado por meio de painéis em forma de colméia ou de telas como aquelas que as pessoas colocam em janelas para manter mosquitos no lado de fora, assim estabilizando a corrente.
O ar então é forçado através de um cone de contração, um espaço afunilado onde ele ganha velocidade de fluxo para entrar na seção de testes simulando a velocidade do vento. Nessa câmara de testes é onde os técnicos posicionam o modelo – que pode ser real ou em escala — e instalam os sensores ou observam o comportamento do fluxo de ar.
O fluxo de ar sai da seção de testes por um difusor, também em forma de cone, mas invertido, aumentando de diâmetro para desacelerar o fluxo e torná-lo mais suave para não causar turbulência na câmara de testes. Esse fluxo de ar desacelerado chega finalmente ao setor de geração, onde fica a turbina que irá gerar o fluxo de alta velocidade.
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As paredes do túnel precisam ser lisas para não afetar a suavidade do fluxo de ar e túneis de vento, normalmente, são sistemas compactos para ser instalados em prédios de universidades e pequenos fabricantes.

Referencias:
http://super.abril.com.br/historia/torre-eiffel-cem-anos-nos-ceus-de-paris/
https://www.flatout.com.br/como-funciona-um-tunel-de-vento/
http://www.tecmundo.com.br/simuladores/33494-para-que-servem-os-tuneis-de-vento-.htm

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