Gustavo Soares Mendes; Shaymon Reis
Os túneis de vento tem por objetivo simular o efeito do
movimento do ar sobre objetos, são muito utilizados em determinação de parâmetros nos projetos de aviões, automóveis e na construção civil.
Túneis de vento foram criados por Gustave Eiffel
com cerca de 70 anos para experimentos em Aerodinâmica, engenheiro
francês que também projetou a torre Eiffel e a estrutura metálica da Estátua da
Liberdade.
Já usados desde o começo
do século 18, os primeiros túneis de vento eram apenas dutos com ventiladores
em uma das extremidades. Esses túneis geravam uma corrente de ar irregular e
eram caríssimos de se operar, já os túneis modernos produzem uma corrente de ar
mais suave devido a um modelo de circuito fechado, que reutiliza o ar para
economizar energia elétrica e obter um fluxo de ar mais estável e contínuo. Ao
colocar uma folha de papel na frente de um ventilador podem ser observados
movimentos em frequência, esse é o fluxo intermitente que os túneis de vento de
circuito fechado evitam.
Os túneis de circuito
fechado são baseados em cinco setores integrados: a câmara de estabilização, o
cone de contração, a seção de testes, o difusor e o setor de geração.
http://www.flatout.com.br/wp-content/uploads/2014/07/illustration-wind-tunnels-1.jpg
A turbina precisa ficar
distante para receber e produzir uma corrente suave e não transmitir vibrações
para a câmara de testes.
Antes de chegar à área
de testes, o ar soprado passa pela câmara de estabilização. Isso acontece
porque o fluxo é gerado com turbilhonamento, o que o torna instável e
intermitente. Essa câmara faz exatamente o que seu nome sugere: o fluxo é
estabilizado por meio de painéis em forma de colméia ou de telas como aquelas
que as pessoas colocam em janelas para manter mosquitos no lado de fora, assim
estabilizando a corrente.
O ar então é forçado
através de um cone de contração, um espaço afunilado onde ele ganha velocidade
de fluxo para entrar na seção de testes simulando a velocidade do vento. Nessa
câmara de testes é onde os técnicos posicionam o modelo – que pode ser real ou
em escala — e instalam os sensores ou observam o comportamento do fluxo de ar.
O fluxo de ar sai da
seção de testes por um difusor, também em forma de cone, mas invertido,
aumentando de diâmetro para desacelerar o fluxo e torná-lo mais suave para não
causar turbulência na câmara de testes. Esse fluxo de ar desacelerado chega
finalmente ao setor de geração, onde fica a turbina que irá gerar o fluxo de
alta velocidade.
As paredes do túnel
precisam ser lisas para não afetar a suavidade do fluxo de ar e túneis de
vento, normalmente, são sistemas compactos para ser instalados em prédios de
universidades e pequenos fabricantes.
Referencias:
http://super.abril.com.br/historia/torre-eiffel-cem-anos-nos-ceus-de-paris/
https://www.flatout.com.br/como-funciona-um-tunel-de-vento/
http://www.tecmundo.com.br/simuladores/33494-para-que-servem-os-tuneis-de-vento-.htm
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